Search

Calor persiste no outono e chuvas devem se concentrar principalmente no litoral sergipano

O outono em Sergipe terá altas temperaturas e chuva normal acima da média no litoral. A nova estação começa nesta quarta-feira, 20, às 0h06, e segue até o dia 21 de junho, às 17h51. Conforme levantamento da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), por meio da Gerência de Meteorologia e Mudança do Clima, parte das instabilidades são provocadas pelo fenômeno climático El Niño, que atua fortemente sobre as regiões Norte e Nordeste do Brasil. A metereologista da Semac, Wanda Tathyana de Castro Silva, explica que o El Niño está atuando de forma moderada no momento. “O fenômeno deve entrar na neutralidade climática agora no outono, causando aumento das chuvas no Nordeste, por conta também do oceano que está muito quente, favorecendo as instabilidades e sistemas meteorológicos no estado, gerando chuvas expressivas”, salientou. De acordo com previsão climática, os meses de abril, maio e junho no Nordeste são considerados chuvosos no norte, com totais pluviométricos que correspondem a quase metade da precipitação média anual. Os modelos de previsão climática sazonal já sinalizam para condições de neutralidade em relação ao fenômeno El Niño-Oscilação Sul (ENOS) nos meses subsequentes, com até 60% de probabilidade de estabelecimento da condição de La Nina a partir do segundo semestre de 2024. Ainda conforme o boletim, elaborado pelos estados do Nordeste, a temperatura do ar deve continuar acima dos valores médios históricos como um todo, lembrando que o trimestre abril-maio-junho já experimenta um gradual declínio das temperaturas na transição entre as estações de outono e inverno para o hemisfério sul. Fonte: Governo de Sergipe

Estudantes de famílias pobres vão receber chips para acesso à internet

Estudantes de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) irão receber chips para acesso à internet por meio do programa Internet Brasil, dos ministérios das Comunicações e da Educação. O programa atende alunos da educação básica da rede pública de ensino e que são de famílias inscritas no CadÚnico. Segundo o Ministério das Comunicações, o objetivo do programa é proporcionar o acesso à informação de forma mais democrática, contribuindo com a retenção escolar e favorecendo a implementação de outros formatos de ensino.  Inicialmente, foram atendidos, pelo Internet Brasil, estudantes de escolas públicas que integram o Programa Nordeste Conectado. Foram contempladas unidades de ensino de Caicó (RN), Campina Grande (PB), Caruaru (PE), Juazeiro (BA), Mossoró (RN) e Petrolina (PE). Em outra etapa, a iniciativa foi expandida para atender alunos de outros seis municípios de Minas Gerais: Araguari, Conceição das Alagoas, Nova Serrana, Prata, Uberaba e Uberlândia. O programa foi ampliado na última terça-feira (12), passando a atender estudantes das redes estaduais de ensino do Amapá, da Bahia, do Maranhão, do Pará e do Rio Grande do Norte.

© 2024 Sergipe Jovem. O portal mais conectado de Sergipe desde 2014. Todos os direitos reservados. By NEOSCIENCE DO BRASIL / NS with ❤.