Search

Os estudantes do Colégio Estadual Monsenhor Olímpio Campos, localizado no município de Itabaianinha, apresentaram os resultados dos Trabalhos de Conclusão do curso Técnico em Modelagem do Vestuário. Durante um ano e meio, os alunos puderam aprender sobre como atuar na criação e confecção de roupas. Ao fim do curso, eles poderão trabalhar em indústrias de confecção, ateliês de moda e empresas de desenvolvimento de produtos.

O curso é ofertado pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), em parceria com a Associação de Confecção do Município de Itabaianinha, que cede o Polo Têxtil para a realização das aulas práticas.

Durante o curso, os alunos aprenderam a interpretar os desenhos técnicos e estilísticos, escolheram e utilizaram materiais adequados para a confecção da peça e aplicaram técnicas de modelagem plana e tridimensional.

A professora de Moda Thays Ribeiro orientou os alunos desde a concepção das ideias até a finalização dos trabalhos, por meio da disciplina Projeto de Aprendizagem Interdisciplinar. “Houve uma grande imersão dentro dos conhecimentos abordados, na qual os alunos escolheram temas relevantes dentro da área têxtil e da Moda. Após o desenvolvimento teórico, fomos para a prática, com a preparação das peças e coleções, na qual obtivemos grandes resultados”, complementou.

Thays Ribeiro explicou que os alunos fortaleceram a confiança em seus talentos e habilidades. “Os projetos apresentados superaram as expectativas, diante das abordagens importantes e criativas para o cenário da Moda. As apresentações demonstraram a capacidade dos alunos em pensar de forma inovadora e aplicar os conceitos teóricos de maneira prática, contribuindo para o desenvolvimento do mercado da Moda”, enfatizou.

O aluno Diego Santos apresentou o projeto sobre ‘Atemporalidade: a influência da estética clássica na contemporaneidade’. “O projeto visa criar uma coleção versátil, atemporal e durável, alinhada com o conceito de guarda-roupa minimalista e criativo. A ideia é oferecer peças que possam ser combinadas de diversas formas, evitando o consumo excessivo e promovendo a sustentabilidade”, detalhou.

A aluna Cleidiane Alves comentou que os aprendizados no curso foram fundamentais para o desenvolvimento da criatividade. “Em uma aula sobre matérias-primas, relacionada a fibras naturais, eu tive mais contato com o algodão e o escolhi para ser o tecido utilizado nas roupas. O conhecimento sobre criação de coleções e modelos de peças e paleta de cores foi essencial para mim”, opinou.

A coordenadora pedagógica do Serviço de Educação Profissional, Ione Assunção, afirmou que o curso oferece aulas teóricas, práticas e visitas técnicas, buscando o aperfeiçoamento do aluno. “O curso traz impacto na sociedade de Itabaianinha, pois possibilita que os alunos se tornem empreendedores e melhorem de vida. Além de ser reconhecido nacionalmente, o curso prepara os alunos para o mercado de trabalho, contribuindo para o crescimento do polo da moda de Itabaianinha e para a economia local e regional. A comunidade tem aceitado e acompanhado o curso, que se desenvolve dentro do eixo de produção têxtil”, acrescentou.

Os Trabalhos de Conclusão de Curso foram desenvolvidos em grupos de alunos. Com diversas temáticas, os alunos falaram sobre o ‘Resgate da importância da essência infantil no meio social’, as ‘Sensações térmicas: as estações como inspiração para a criação de moda’, além da temática ‘Moda e cultura: a influência da diversidade cultural na formação de tendências’. Houve o desenvolvimento das temáticas sobre ‘Moda regional: a evolução da moda dentro do município de Itabaianinha através do polo industrial’, assim como a ‘Reinterpretação da era disco na moda contemporânea’ e ‘A moda gótica e sua influência na sociedade’. 

FONTE: SECOM/SE

Search

© 2024 Sergipe Jovem. O portal mais conectado de Sergipe desde 2014. Todos os direitos reservados. By NEOSCIENCE DO BRASIL / NS with ❤.