Os estudantes do Colégio Estadual Monsenhor Olímpio Campos, localizado no município de Itabaianinha, apresentaram os resultados dos Trabalhos de Conclusão do curso Técnico em Modelagem do Vestuário. Durante um ano e meio, os alunos puderam aprender sobre como atuar na criação e confecção de roupas. Ao fim do curso, eles poderão trabalhar em indústrias de confecção, ateliês de moda e empresas de desenvolvimento de produtos.
O curso é ofertado pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), em parceria com a Associação de Confecção do Município de Itabaianinha, que cede o Polo Têxtil para a realização das aulas práticas.
Durante o curso, os alunos aprenderam a interpretar os desenhos técnicos e estilísticos, escolheram e utilizaram materiais adequados para a confecção da peça e aplicaram técnicas de modelagem plana e tridimensional.
A professora de Moda Thays Ribeiro orientou os alunos desde a concepção das ideias até a finalização dos trabalhos, por meio da disciplina Projeto de Aprendizagem Interdisciplinar. “Houve uma grande imersão dentro dos conhecimentos abordados, na qual os alunos escolheram temas relevantes dentro da área têxtil e da Moda. Após o desenvolvimento teórico, fomos para a prática, com a preparação das peças e coleções, na qual obtivemos grandes resultados”, complementou.
Thays Ribeiro explicou que os alunos fortaleceram a confiança em seus talentos e habilidades. “Os projetos apresentados superaram as expectativas, diante das abordagens importantes e criativas para o cenário da Moda. As apresentações demonstraram a capacidade dos alunos em pensar de forma inovadora e aplicar os conceitos teóricos de maneira prática, contribuindo para o desenvolvimento do mercado da Moda”, enfatizou.
O aluno Diego Santos apresentou o projeto sobre ‘Atemporalidade: a influência da estética clássica na contemporaneidade’. “O projeto visa criar uma coleção versátil, atemporal e durável, alinhada com o conceito de guarda-roupa minimalista e criativo. A ideia é oferecer peças que possam ser combinadas de diversas formas, evitando o consumo excessivo e promovendo a sustentabilidade”, detalhou.
A aluna Cleidiane Alves comentou que os aprendizados no curso foram fundamentais para o desenvolvimento da criatividade. “Em uma aula sobre matérias-primas, relacionada a fibras naturais, eu tive mais contato com o algodão e o escolhi para ser o tecido utilizado nas roupas. O conhecimento sobre criação de coleções e modelos de peças e paleta de cores foi essencial para mim”, opinou.
A coordenadora pedagógica do Serviço de Educação Profissional, Ione Assunção, afirmou que o curso oferece aulas teóricas, práticas e visitas técnicas, buscando o aperfeiçoamento do aluno. “O curso traz impacto na sociedade de Itabaianinha, pois possibilita que os alunos se tornem empreendedores e melhorem de vida. Além de ser reconhecido nacionalmente, o curso prepara os alunos para o mercado de trabalho, contribuindo para o crescimento do polo da moda de Itabaianinha e para a economia local e regional. A comunidade tem aceitado e acompanhado o curso, que se desenvolve dentro do eixo de produção têxtil”, acrescentou.
Os Trabalhos de Conclusão de Curso foram desenvolvidos em grupos de alunos. Com diversas temáticas, os alunos falaram sobre o ‘Resgate da importância da essência infantil no meio social’, as ‘Sensações térmicas: as estações como inspiração para a criação de moda’, além da temática ‘Moda e cultura: a influência da diversidade cultural na formação de tendências’. Houve o desenvolvimento das temáticas sobre ‘Moda regional: a evolução da moda dentro do município de Itabaianinha através do polo industrial’, assim como a ‘Reinterpretação da era disco na moda contemporânea’ e ‘A moda gótica e sua influência na sociedade’.
FONTE: SECOM/SE